Reciclagem
Referências em programas de sustentabilidade, as Estações de Reciclagem
do Grupo Pão de Açúcar estão presentes em três bandeiras do Grupo (Pão
de Açúcar e Extra), gerando benefícios ambientais, sociais e de
relacionamento não só com clientes mas também com fornecedores.
Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever
O Pão de Açúcar foi a primeira rede de varejo a disponibilizar pontos de
entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal,
vidro e óleo de cozinha usado) nas suas lojas.
Numa parceira firmada em 2001 com a Unilever, foram criadas as Estações
de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que viraram referência no setor e
hoje é o maior e mais antigo programa de reciclagem do varejo no País.
Seu grande sucesso pode ser traduzido em números. Desde sua criação, as
110 estações espalhadas por todo o Brasil, presentes em 31 municípios
dos Estados de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco,
Piauí, Paraná, Goiás e Distrito Federal, já arrecadaram 32 mil toneladas
de recicláveis. Só em 2009, foram coletadas 7 mil toneladas de
materiais.
Além de reduzir o impacto no meio ambiente, uma vez que a ação dá a
destinação correta a tudo o que é coletado, o programa beneficia também
33 cooperativas de coleta e reciclagem, gerando renda à cerca de 550
trabalhadores.
Clique aqui e saiba onde encontrar uma Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever perto de você!
Estações de Reciclagem Extra H2OH!
O Extra e a H2OH! se uniram para expandir o programa das Estações de
Reciclagem para uma outra bandeira do Grupo Pão de Açúcar. Surgiram
então as Estações de Reciclagem Extra H20H!. O programa tem como
objetivo diminuir a extração de recursos naturais, gerando menos
resíduos na natureza e contribuindo assim com a preservação do meio
ambiente. Os postos de coleta foram implementados nas lojas em 2008 e,
só no ano passado, somaram um total de 594,1 toneladas de materiais
coletados, o que representa um crescimento de 115% em relação ao
primeiro ano de investimento.
Hoje, são 78 estações de reciclagem, montadas nas lojas de 26 municípios
de 15 Estados brasileiros e no Distrito Federal. O programa envolve
ainda 18 cooperativas e 157 trabalhadores, gerando renda para a
comunidade, que se beneficia com a venda desses materiais.
Clique aqui e saiba onde encontrar uma Estação de Reciclagem Extra H2OH! perto de você!
CAIXA VERDE
Com o objetivo de diminuir o impacto ambiental dos produtos
comercializados pelas lojas, o Caixa Verde é uma programa inédito de
reciclagem pré-consumo, atuando diretamente na hora da compra. O
programa oferece a possibilidade ao cliente de descartar suas embalagens
de plástico e papel, livre de resíduos de alimentos, em urnas especiais
no momento em que passa pelo caixa.
Desenvolvido em parceria com o Centro Universitário Positivo (Unicenp),
do Paraná, o programa não é apenas um projeto de preservação ambiental,
mas uma ação de inclusão social, uma vez que as embalagens arrecadadas
são encaminhadas para uma cooperativa de reciclagem, gerando trabalho e
renda a seus cooperados.
A iniciativa, que existe desde 2007, já foi implantada em 38 lojas da
bandeira Pão de Açúcar e, em 2009, mais 10 lojas da rede Extra e desde o
início já arrecadou mais de 450 mil embalagens.
O que pode ser descartado?
- Embalagens para tubos (creme dental etc.).
- Envoltórios de embalagens promocionais (leve 3 e pague 2).
- Pacotes com mais de uma embalagem (barras de cereal etc.).
- E tudo o que é de papel ou plástico, livre de resíduos de alimentos.
Importante: para fazer uso adequado do produto, antes de descartar uma
embalagem leia as informações presentes nela, como prazo de validade e
tabela nutricional.
Quais são os benefícios?
- Redução de material (lixo) que iria direto para aterros, que são levados diretamente para a reciclagem.
- As embalagens coletadas são doadas para cooperativas de reciclagem, gerando trabalho e renda.
- Clientes carregam menos volume/peso de compras para casa.
Clique aqui e saiba onde encontrar um Caixa Verde perto de você!
Grupo Pão de Açúcar e Nokia lançam Alô Recicle
Em uma parceria com a Nokia do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar
lançou em agosto de 2010 o programa Alô Recicle, que tem por objetivo
disponibilizar nas lojas do Extra Hipermercado e nas lojas do Pão de
Açúcar uma urna para coletar celulares, bateriais e acessórios e
encaminhar tudo para reciclagem.
Em setembro de 2011 o Programa será expandido para mais 88 lojas do Extra e 81 lojas do Pão de Açúcar.
Clique aqui e confira as lojas Pão de Açúcar com o Alô Recicle
Clique aqui e confira as lojas Extra com o Alô Recicle